18 de janeiro de 2011

Resenha: Literatura e redes sociais

O livro digital vai substituir o livro de papel? A pergunta cliché marcou presença na Campus Party, mas abriu caminho para a discussão avançar no sentido da convergência das mídias. O ebook, ao contrário, pode ampliar o mercado do livro de papel e tornar-se um aplicativo na visão dos palestrantes. O ebook possibilita ao leitor agregar outras mídias ao livro, como vídeos, músicas e infográficos. Pode ser um ótimo suporte para casos específicos, como numa viagem, onde os livros costumam ser um incômodo no transporte.

A internet pode, inclusive, ser um facilitador de novos livros em papel. Um autor pode enviar um PDF para uma editora que vende e imprime os livros sob demanda, como acontece na Singular Digital, uma experiência brasileira sem tiragem mínima: http://www.singulardigital.com.br/

Papel e computador são suportes diferentes e devem er vistos como tal. Hoje, muitos leitores digitais estão limitados a exibir PDF. A tendência é relacionar o livro com outras mídias. Na área de educação, o livro didático pode, por exemplo, agregar objetos de aprendizagem, jogos eletrônicos, ampliando as possibilidades oferecidas pelo texto.
  
Participantes: 
Eduardo Spohr – Jornalista atuante na internet e escritor, autor do romance “A Batalha do Apocalipse”, além de participante do Nerdcast, o podcast do site Jovem Nerd. 
Verena Petitinga – Arquiteta da informação e CEO de O Livreiro, rede social para leitores. 
Paulo Tadeu – Dono da Editora Matrix, que lança cinco novos livros por mês, e colaborador do blog Éramos 6. 
João Paulo Cuenca – Uma das maiores revelações da literatura brasileira nos últimos anos e autor de três livros: “Corpo Presente”, “O dia Mastroianni” e “O único final feliz para uma história de amor é um acidente”. Moderador: 
Fabio Herz - Faz parte da diretoria da Livraria Cultura. Atualmente é diretor de Marketing e relacionamento da empresa e segue os passos da família dando continuidade à administração da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário